quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que todo cliente deve saber dos profissionais

Boa noite pessoal,

Gostaria de postar alguns tópicos que achei bastante importante, interessante e engraçado também.

O primeiro tópico que vou citar é de dois sites que falam sobre o que todo cliente deve saber sobre arquitetos e designers (serve para outros profissionais também):

COISAS QUE O CLIENTE DEVE SABER:

 1- Arquiteto dorme

 Pode parecer mentira, mas ele precisa dormir como qualquer outro vivente. Procure não acordá-lo sem necessidade! Tá certo que a natureza do serviço contratado requer um certo contato com seus hábitos, e pode conferir um clima de intimidade à relação; mas daí a entender que o cara é "parceiro" noturno ou irmão camarada, prá agüentar tuas angústias a qualquer hora, tem uma baita diferença!... Esqueça o telefone da casa dele - ligue para o escritório amanhã de manhã!

 2- Arquiteto come

 Inacreditável, não? Mas é verdade...Este "SER" também tem fome. E algumas vezes, na hora do almoço... 

3- Arquiteto PODE ter família.

 Parece incrível, mas mesmo sendo ARQUITETO a pessoa pode precisar descansar no final de semana e ter 1 tempo com o cônjuge, os filhos ou com os amigos, sem necessitar pensar ou falar em reformas ou obras...ou cores para a parede do seu hall... 

4- Arquiteto atende no final de semana, feriados ou em horários esdrúxulos? 

 Resposta: - Sim! É claro que pode atender, desde que devidamente REMUNERADO.
 Desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional. Favor, não pechinchar. Ahh! - Cara feia na hora do cheque não diminui o valor do serviço solicitado! (queria mais barato? poderia ter procurado direto um pedreiro mas, ... o barato sai caro!!)

 5- Arquiteto TAMBÉM precisa de dinheiro. (-Por essa você não esperava, né?-)

 É surpreendente, mas apesar da paixão pelo trabalho e das inúmeras respostas criativas para seus problemas. Arquiteto também vai ao super e faz rancho, e simplesmente não consegue pagar a conta apresentando suas brilhantes idéias...Lembre disso quando pedir "só uma idéia" para solucionar o seu problema!...o supermercado, o fisco, o telefone, o posto de gasolina ou o fabricante de trapos que veste o vivente que está a vosso serviço, não aceitam suas IDÉIAS como pagamento de boletos bancários... (E uma coisa bizarra: os livros, revistas nacionais / importadas, softwares, maquetes eletrônicas e toda parafernália necessária à SUA compreensão do PROJETO, não chegam gratuitamente até o escritório do "gênio"!) Impressionante, né? Dá pra entender agora o motivo de cobrar uma consulta?

6-Arquiteto não financia obra.

O arquiteto não deixará de cobrar só porque você já gastou demais na obra.
Se você tem vencimentos para com o arquiteto, por favor pague.Simples assim!
E de preferência pague na data.
Pois, caso contrário, você não entra no cheque especial, mas nós sim!!!
Desta maneira estaremos financiando sua obra/projeto e sinceramente (geralmente) não somos da burguesia.


 7- Ler, estudar, pesquisar, procurar só Deus sabe onde soluções para cada situação, é trabalho

 E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada. As idéias que ele apresenta, não brotam no papel pelo simples toque de uma varinha de condão!...(você ainda acredita em duende?!?) 7- Não é possível examinar projetos por telefone. (essa não dá nem para comentar...)

 8- De uma vez por todas, e só para reforçar: Arquiteto não é VIDENTE

 O cara precisa examinar , analisar, coordenar, desenhar e estabelecer prioridades dentro das necessidades e POSSIBILIDADES ECONÔMICAS do cliente,muitas vezes precisando reexaminar e refazer todos os quebra-cabeças; Se quiser milagre, pode tentar uma macumba ou procurar um pai de santo. E se eles resolverem, você pode deixar o Arquiteto em paz. 

9- Em reuniões de amigos ou festas de família, Arquiteto deixa de ser Arquiteto, tá ali curtindo como você, entre amigos e parentes 

Não suscite suas angústias sobre a cor do seu sofá ou quanto à melhor posição para o armário enorme q vc comprou (e ele nem conhece sua casa!), ou se seria melhor demolir a parede de um dos dormitórios... É preciso conhecer o conjunto, avaliar ! Para isso ele precisa conhecer a situação, refletir, se concentrar; ou seja, precisa TRABALHAR. No caso do Arquiteto, criar demanda mais do que a maior parte das pessoas imagina. Principalmente depois q vê o projeto pronto.

10- Não existe apenas um desenho - a "planta” faz parte do PROJETO!

Não existe “apenas um desenho”, “só um rabisco”, “olhada lá e me diz o que voce acha”, “faz um croqui rapidinho”…
Desenho, e tudo mais é PROJETO! E projeto tem que ser pensado e trabalhado, por sua vez, cobrado.
Se você não vai construir/reformar ou nem pensa em contratar o sujeito não crie falsas expectativas e mais trabalho.
Você só quer um desenhinho para ter idéia de custo? Pague que teremos prazer em mostrar o que podemos fazer. Não nivele por baixo!
Conhece a frase: “Dez por cento de inspiração e noventa por cento de transpiração”?
Pois ela é verdadeira…


11- Arquiteto tem Horário.

O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário.
Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda não tenha acreditado, o arquiteto pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não faz, como dormir ou namorar,cuidar da sua família; por exemplo.
Também marcamos feriado na nossa agenda.
Não é porque você está de folga que o arquiteto não pode estar também.
Detalhe: se você o contratou para fazer o projeto não o chame para resolver problemas que foram criados por outros profissionais.
Ou então o contrate para isto também.


12- Arquiteto tem Agenda

Agenda antes da consulta: por favor, marque hora.
Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária.
Ah! Se você tiver uma emergência para amanhã favor avisar 20 dias antes quando ela realmente apareceu.
Em caso de emergência, que seja realmente uma emergência, por favor!
Reuniões que levam mais de hora,tem outro nome e nós não temos formação em psicoterapia, ou terapia de casais.


Fonte: http://luandacardosoarquitetura.blogspot.com.br/2013/03/dica-do-dia.html
http://pontodoarquiteto.blogspot.com.br/2011/09/10-coisas-que-os-clientes-deveriam.html


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