quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aprendam a fazer planta humanizada no Corel! Tutorial e Blocos para baixar.





Para aqueles que ainda não sabem, a planta humanizada ou humanização é um recurso utilizado para representação de uma planta baixa, porém tratada digitalmente. As plantas humanizadas atualmente são consideradas como poderosas ferramentas na área de arquitetura, construção, divulgação e venda na área de empreendimentos imobiliários.  Isto se dá principalmente devido ao forte apelo visual que a planta humanizada exerce. Elas ajudam o futuro comprador a melhor visualizar os espaços de uma planta e seus diversos ambientes, mostrando com bastante realismo qual seria a proposta final e dando inclusive ideias para a decoração do ambiente, maximizando e otimizando o uso destes. A utilização de  blocos com os respectivos mobiliários, pisos, bancadas, equipamentos e objetos de decoração permite uma visualização claro do espaço, bem como ajuda o cliente em caso de uma eventual alteração do lay-out ainda antes da construção do espaço. Quanto maior o nível de acabamento e realismo da planta humanizada, maior as chances de despertar o interesse de um futuro comprador.
Portanto disponibilizo aqui vários links com tutoriais e para baixar blocos já prontinhos para montar sua representação arquitetônica.


Links para baixar o tutorial: 


  • Download:
 http://www.4shared.com/office/7qvbPovw/Corel_Draw_11_-_Tutorial_Arqui.html?

    Se tiverem dificuldade entrem no Google e digitem 4shared para entrarem no site, assim poderão digitar a palavra Tutorial Corel para baixarem em winrar os arquivos.


    Links para baixar blocos:


    • Download: 
                                                                                                                      http://blocoscorel.blogspot.com/ 

    http://www.4shared.com/rar/yZNlIur0/BLOCOS_COREL_DRAW.html 

    http://www.4shared.com/rar/iD8HI5we/BlocosCorel.html


    Outro site que recomendo muito é do Gleisson: http://www.tudosobrearquitetura.com/ , lá vocês encontrarão blocos de diversos programas e livros da área de Arquitetura e Design.

    18 comentários:

    1. Adorei as dicas e a ajuda, Lorena!!
      Havia tempos que procurava algo sobre planta humanizada aqui na net e não encontrava... Beijo

      ResponderExcluir
    2. Gostei muito do seu blog, tem me ajudado muito, grande abraço.

      ResponderExcluir
    3. Excelente querida, sou aluno do último ano de engenharia civil, mas sempre gostei de arquitetura, e a muito tempo não encontrava blocos para corel. Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois então Anailton, pesquisei até achar alguns links que tem a gentileza de nos compartilhar os blocos!!Fico feliz que tenha ajudado!!Boa sorte no seu curso!!

        Excluir
    4. Muito bom seu Blog Lorena, me ajudou muito. Estou querendo trabalhar com plantas humanizadas com o Corel e 3D com SketchUp mas não tenho noção de valores a serem cobrados, você poderia me ajudar? Desde já obrigada.

      ResponderExcluir
    5. Olá Daniele, compreendo muito bem sobre essa dificuldade de cobrar valores de plantas humanizadas. No caso você tem que primeiramente analisar o tamanho do seu projeto e o programa a ser utilizado, pois dependendo pode levar mais tempo para realizá-la e o valor com certeza terá que ser alterado.

      Geralmente se cobra R$200,00 se o projeto possuir menos de 100 m², entretanto temos que observar também se o cliente ficará satisfeito com o valor para não assustá-lo. Eu aconselho realizar pesquisas para que se tenha uma média do valor a ser cobrado (se conhecer professores que estão nessa área ou algum profissional que possa te atender seria ótimo) e uma coisa eu digo, "não adianta caprichar demais na sua planta humanizada se o cliente não for lhe pagar bem".

      Espero ter lhe ajudado. Muito boa sorte nos seus trabalhos. Volte sempre!!

      ResponderExcluir
    6. Olá Lorena, tudo bem?! Vou começar a trabalhar como freelancer para uma arquiteta. Preciso de uns toques com relação a humanizar as vistas... Já pesquisei muito e não encontrei blocos em vista. Eu tenho que editar as imagens no próprio Corel? Você pode me dar umas dicas de materiais pra me auxiliar nisso??

      Esse link do Gleisson está correto? Tentei entrar pois preciso de blocos com boa qualidade mas não está redirecionando para o endereço correto, acredito.

      obrigada, bjs!!

      ResponderExcluir
    7. Olá Lorena, gostei muito de seu blog, sou formado em história. Porém, sou um amante da arquitetura, pretendo ainda estudar de forma profunda. Gostaria de saber se você pode me informar sobre alguns livros ou fontes em que eu possa buscar assuntos ou conceitos de humanização de ambientes interiores. Estou no começo de um projeto sobre estética de salas de aula. Andei lendo sobre a Escola de Bauhaus, mas acho que posso chegar a algo mais promissor. Se puder me indicar algumas fontes. Agradeço! Um forte Abraço... Gostaria de manter contato à fim de trocar idéias..

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Thiago,

        Com relação a livros que se tratam de humanização de ambientes interiores infelizmente não tenho para te passar, mas recomendo um site que acredito que possa te ajudar. Se chama Arcoweb e envolve muita coisa na área de arquitetura e interiores. O site é: http://www.arcoweb.com.br/.
        Espero que isso lhe ajude a aprofundar nos estudos.
        Para entrar em contato é só ir na aba Contato que fica na parte superior da página e terá meu e-mail para caso precise.
        Obrigada pela visita.

        Excluir
    8. Oi Lorena, gostei muito do seu site e baixei os blocos para humanizar meus projetos...agradeço sua ajuda...

      ResponderExcluir
    9. Obrigado por compartilhar esse tutorial Lorena! Quem estiver precisando de Blocos para Planta Humanizada também pode dar uma olhada no meu site, são os melhores da internet!
      http://www.3dm.com.br/produto/blocos-planta-humanizada/

      ResponderExcluir
    10. lorena boa noite, você tem alguns blocos de photoshop humanizados?? mais eu quero aqueles blocos humanizados em 3d que foi renderizado na vista top etc.
      se você tiver pode me mandar??
      ou assim, eu trabalho com 3d max, e estou fazendo alguns blocos, porem, certos objetos não ficam exatamente na vista top, eles ficam meio que em perspectiva... eu queria saber se você sabe como configurar a camera no 3d max pra renderizar certinho na vista top.

      OBS: O METODO QUE EU USEI É O SEGUINTE: EU CRIO A CAMERA COM O ORTOGONAL LIGADO NA DIREÇAO DE CIMA PRA BAIXO...

      se você ou alguém conhece uma maneira de arrumar isso, pode por favor me falar??
      assim que terminar de fazer alguns blocos vou postar pra download pra varias pessoas desfrutarem deles, somos todos profissionais e na minha visão devemos trabalhar juntos e compartilhar a ferramenta de trabalho.
      obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Boa noite Felipe,

        Sinto muito em lhe dizer que não possuo esses blocos, pois não utilizo o 3DS Max (embora tenha feito o curso há alguns anos). O photoshop eu utilizo mais para arrumas perspectivas que faço no SketchUp, então eu ainda não aprendi a usá-lo para fazer planta humanizada. Posso procurar quem te ajude, mas não posso te dizer que é certeza que vou encontrar essa pessoa.

        Fico feliz em saber que compartilha informações, também tenho essa visão, por isso criei esse blog.
        Enfim, eu sinto muito em não poder te ajudar, mas torço para que consiga uma pessoa que realmente possa te responder essas perguntas.

        Obrigada.

        Excluir
      2. Muito obrigado lorena, não tem problema não, eu estou fazendo perguntas em blogs especificos de 3d max, mais assim que descobrir se você quizer eu posso fazer um tutorial pra você postar no seu blog e também vou criar blocos de photoshop com os blocos em 3D renderizados na vista top e farei upload em algum servidor ( geralmente faço no mediafire ou 4shared ) então eu colocarei o link para todos aqui.... creio que muitos também tem esse problema, pois vejo que muita gente vende esses blocos e vendem por preços meio salgados, principalmente pra quem é recem formado ou até mesmo quem apenas faz projetos como cadista, e esses blocos feitos no corew draw podem quebrar um galhinho, porém sem ofensas, ele não é muito profissional hehe... então farei e terei prazer em compartilhar com todos e inclusive aqui no seu blog se permitido pois sempre tem me ajudado muito

        Excluir
      3. Boa noite Felipe,

        Ficaria muito grata se pudesse nos fornecer o tutorial e os blocos de vista topo no photoshop. O Corel Draw foi só um passa tempo (risos), como na época nem sabia nada de photoshop fui testá-lo para ver se é fácil ou difícil com base em um tutorial que baixei.

        Hoje sei usar um pouquinho da ferramenta, mas nunca achei um tutorial que explicasse em como fazer uma planta humanizada no photoshop (aliás se já existir esse tutorial me avise =D). Obrigada e sucesso!!

        Excluir
    11. Eu utilizo o Photoshop e 3D max para criar maquetes 3D e plantas humanizadas realistas e superiores a grande maioria. Desenvolvi uma boa técnica com o passar dos anos, porém estou tendo que cobrar um valor baixo. Podem ver no meu site: http://studiomodello.wix.com/site

      ResponderExcluir