segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rua de Porto Alegre ganha fama de 'mais bonita do mundo'

Imagens de um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, correram o mundo pela internet e deram à rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, a fama de ser "a mais bonita do mundo".

Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Açegre (RS)

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos.

Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar.
Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o "túnel de árvores" se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.

Rua Gonçalo de Carvalho, Porto Açegre (RS)
O apelido "pegou" e a rua ficou famosa na internet. "Traduziram [textos sobre o lugar] para inglês e tailandês. Passou a ser um viral", diz o artista gráfico César Cardia, 59, da associação de moradores do bairro. Ele tem um blog sobre a via (goncalodecarvalho.blogspot.com).

A divulgação deu certo: o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada.
Como bônus, a rua ainda foi declarada "patrimônio ambiental" pela prefeitura e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre. "Volta e meia tem gente aqui tirando fotografia", diz a moradora Silvana Pires, 45.

Fonte original: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/

3 comentários:

  1. Bom dia Lorena! fico muito agradecico pelas sugestões sobre programas, seu blog é expetacular.
    sobre o programa skecthup manuseio ele muito bem, mas queria aprender conhecer esse programa revit.que voce me disse no blog, tentei baixar esse programa revit mas so encontra na versao em ingles, queria na versão portugues, sei que voce deve trabalhar com esse programa, talves voce tenha um copia dele gratuita ai amiga, ou um saite que voce deve ter conseguido baixar ai, pesso a voce humildimente esse favor para voce Lorena Vieira.

    desde já te agradeço pela compreesão...


    Cordialmente

    Willian.

    ResponderExcluir
  2. Só para esclarecer.
    O Pedro Nuno Teixeira Santos, do Blog português "A Sombra Verde", quando chamou a Gonçalo de Carvalho de "A Rua Mais Bonita do Mundo" fez uma homenagem não apenas a seu belíssimo Túnel Verde, mas também para a luta desigual dos cidadãos que enfrentaram grandes grupos econômicos, o executivo municipal e um ícone cultural do estado, sua Orquestra Sinfônica, para preservarem o Túnel Verde.
    As belas árvores da rua e a cansativa luta para preservar o Túnel Verde é que motivaram o Pedro Nuno a chamar a Gonçalo de Carvalho como "A Rua Mais Bonita do Mundo".

    ResponderExcluir
  3. tuve el privilegio de conocer esa rua. es linda, maravillosa. en mi ciudad existe un lugar tambien lindo. procura por alameda talca. abrazos.

    ResponderExcluir