quarta-feira, 2 de junho de 2010

Câmara dos Deputados inaugura exposição sobre construção de Brasília.

Mostra reúne plantas originais feitas por Oscar Niemeyer para o edifício do Congresso Nacional, fotos e projetos de todas as sedes do Poder Legislativo no Brasil e peças de mobília e artes decorativas do Palácio Tiradentes.



A Câmara dos Deputados inaugurou no dia 26 de maio a exposição "Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar, de 1549 a 2010". Realizada em parceria com a Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), a mostra apresenta o processo histórico de escolha e consolidação da capital brasileira e destaca a importância do parlamento na discussão e na elaboração de propostas sobre o tema.


A exposição se divide em três períodos: colônia ao império; proclamação da república à construção de Brasília, e a nova capital. São documentos, objetos, desenhos, maquetes e projetos que traçam um arco de mais de 450 anos até a sede do País ser transferida da costa para o interior.

Entre as peças, estão as cinco plantas originais do edifício do Congresso Nacional de autoria de Oscar Niemeyer; as peças de mobília e artes decorativas do Palácio Tiradentes; e um filme mudo datado de 1926, registro da inauguração do mesmo edifício.

O visitante também poderá conhecer, por meio de desenhos, maquetes, plantas e fotografias, as diferentes sedes do Poder Legislativo, como a Cadeia Velha, a Casa do Conde de Arcos, o Palácio Boa Vista, o Palácio Monroe, a Biblioteca Nacional e o Palácio Tiradentes até a sede atual do Congresso.

A curadoria da exposição é de Casimiro Neto, Danilo Matoso Macedo, José Ricardo Oriá e José Theodoro Mascarenhas Menck.



Serviço:

Exposição "Brasília, a ideia de uma capital: a legislação e o debate parlamentar, de 1549 a 2010"

Data: de 26 de maio a 22 de agosto

Horário: das 9h às 17h

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitas guiadas: agendar pelo telefone (61) 3274-6325

SITE: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/camara-dos-deputados-inaugura-exposicao-sobre-construcao-de-brasilia-175305-1.asp

Um comentário:

  1. Olá Lorena,tudo bem?
    Estava pesquisando sobre modelos de apresentação de plantas de implantação e vi seu blog.Muito bom seu trabalho, parabéns.
    Seu blog é excelente.Sou estudante de arquitetura da UNISC, Santa Cruz do Sul, RS.Também sou historiador, trabalho com algumas pesquisas em história da arquitetura e tenho um blog, caso queira acessar, o endereço é:
    http://historiaearquitetura.blogspot.com/
    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.
    Abraço
    at.
    Eder Santos Carvalho

    ResponderExcluir