domingo, 20 de fevereiro de 2011

A arte em bueiros!!

Depois de pesquisar acidentalmente sobre bueiros para um trabalho de faculdade, percebi alguns artigos que me chamaram muito a atenção, principalmente as fotos.
Achei bastante interessante o modo como utilizaram a arte para trazer uma imagem mais "atrativa" por assim dizer, nas atuais cidades grandes. Desta vez utilizaram o talento da pintura em bueiros e em equipamentos urbanos como frades (aqueles elementos que protegem calçadas para que o automóvel não invada as calçadas). Primeiramente mostrarei o que o Japão propôs e o que em São Paulo estão fazendo.


Bueiros do Japão são pintados e retratados em livro de fotógrafo


No Japão, decorar as tampas de bueiro já virou um costume quase tão forte como ler quadrinhos de Mangá ou tomar saquê. De Tóquio a Yokohama, a técnica é usada para expressar hábitos da cultura japonesa, prestar homenagens e contar histórias.


Agora esta tradição está documentada no livro Drainspotting, do fotógrafo e cineasta Remo Camerot que se especializou em registrar a arte urbana pelo mundo. Divididas por cidades, as páginas mostram algumas das tampas de bueiro mais bonitas do mundo pintadas seja por uma iniciativa individual ou das prefeituras locais.

Drainspotting traz um mapa que localiza intervenenções artísticas deste tipo no país. Algumas contam histórias interessantíssimas de mitos locais e, ao contrário do que se pensa, a maior parte do trabalho feito nas tampas não se trata apenas de uma pintura, mas de uma escultura feita em relevo nos discos de ferro e, em seguida, preenchida com tinta – que neste caso, de acordo com Camerot, deve ser feita a partir da resina de árvores misturada ao pigmento para garantir uma durabilidade de cerca de 20 anos.

Fonte do artigo original: http://www.180graus.com/cultura/bueiros-do-japao-sao-pintados-e-retratados-em-livro-de-fotografo-341785.html

 Arte em bueiros transforma bairro paulista em ponto turístico


Tem chamado atenção os bueiros pintados nas ruas do bairro paulista de Barra Funda, criados pela dupla formada pelos artistas Anderson Augusto e Leonardo Delafuente.

Juntos, eles realizam o Projeto 6emeia, que tem chamado a atenção de empresas, interessadas em utilizar o trabalho dos dois em campanhas de publicidade.

Eles pintam também postes, tampas de esgoto e outros objetos que formam o cenário urbano.

Como bem está definido no site do projeto, “os bueiros já pintados pelo 6emeia são como gotas coloridas em um imenso balde cinza”, ou seja, as ruas monótonas da paisagem urbana.

“Com os bueiros pintados propomos um novo tipo de linguagem entre arte/cidade e arte/pessoas, colocando a arte a serviço e alcance de todos. Mostrando que até o mais esquecido e indiferente objeto, se olhado com cuidado pode exalar arte”, afirmam os artistas.

Os autores ainda dizem que seus trabalhos são bem recebidos por moradores e transeuntes dos locais onde são pintados. Afirmando dessa maneira que a arte não necessita necessariamente estar vinculada ou pendurada em paredes de galerias ou museus. “Os moradores do bairro, ao nos ver com a mão na massa, aprovaram. Muitos paravam para elogiar a iniciativa, inclusive as crianças”.


Eles também contam que no começo, houve alguns pequenos incidentes, pois de tempos em tempos, a Prefeitura de São Paulo costuma pintar as calçadas da cidade. Chegaram a apagar três ou quatro bueiros feitos pelo 6emeia, mas, felizmente, os funcionários perceberam que estavam estragando o conjunto da obra e deixaram os demais intocados.


Depois de todo esse tempo pintando bueiros em bairros da região central de São Paulo, como Barra Funda, Bom Retiro, Santa Cecília, Higienópolis, Pacaembu e Campo Limpo da zona sul da cidade, o duo 6emeia foi chamado para expor as fotos que são feitas a cada fim de trabalho no Clube Berli

Fontes:
http://arquiteturaedecoracaomichelleff.blogspot.com/2011/02/arquitetura-e-decoracao-artigo-da.html
http://dcarbono.com/arte-de-pintar-bueiros.html
http://www.viajandaunblog.pop.com.br/post/1068/arte-em-bueiros-transforma-bairro-paulista-em-ponto-turistico













quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Outra casa popular humanizada

Esta é a terceira casa do modelo da Caixa Econômica que foi humanizada final do ano passado, num domingo o qual seria a semana do Natal. Por ser a última planta humanizada, foi mais rápido e fácil de fazer. Futuramente desejo fazer plantas humanizadas no Photoshop para poder postá-las aqui. Também espero poder postar mais maqueter eletrônicas, seja do programa Sketchup ou do 3D Studio Max.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Curvas na Arquitetura Brasileira é tema de exposição em Sorocaba

Mostra conta com fotos e projetos do arquiteto Kílaris


Precursor do movimento que valoriza as linhas curvas, o arquiteto organizou a mostra itinerante com painéis de fotos e projetos.             
   “Difundir a arquitetura como forma de arte”. Esta é a proposta da exposição “Curvas na Arquitetura Brasileira”, que acontece entre os dias 1 e 27 fevereiro, no Esplanada Shopping, em Sorocaba. A mostra traz vinte painéis e quarenta fotos coloridas que exploram projetos, concepção, reformas, interiores e registro de antes e depois do trabalho realizado.
 
O estilo criado pelo artista ganha cada vez mais espaço e seguidores, provocando uma “revolução” no segmento. Formas arredondadas, jogos de telhados, disposições em ângulos criando amplitude, ventilação e iluminação integrada com as áreas externas e jardins são sua especialidade.

De acordo com o arquiteto, seu trabalho de criação “leva em conta as formas da natureza, onde linhas sinuosas dão o toque de beleza e harmonia”. Transpor estas formas para projetos arquitetônicos é o seu principal desafio.

Histórico

Kílaris tem como sua marca registrada os traços contemporâneos e o gosto apurado para o belo. É precursor no movimento arquitetônico que valoriza linhas curvas e a integração com a beleza da natureza brasileira. De origem grega, Kílaris valoriza a arquitetura clássica de seus antepassados, mesclando e recriando vários conceitos com harmonia.
SERVIÇO

Data: 1 a 27 de fevereiro

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e, aos domingos, das 14h às 20h

Endereço: avenida Izoraida Marques Peres, 401, Campolim, Sorocaba

Informações: (15) 3219-9900

FONTE: http://www.arquitetura.com.br/