sexta-feira, 1 de julho de 2011

Trabalho do 7° Período - Edifícil Multifuncional

Um dos trabalhos mais complicados que já fiz em todo o curso, principalmente por causa da questão do estacionamento subsolo. Somente mais na frente que fui entender o quão importante é poder solucionar a princípio o jogo dos pilares juntamente com a inserção de escadas, elevadores e atingir uma determinada quantidade de vagas que é dada no programa que os professores nos passam.
Perspetiva da idéia inicial do projeto (programa Sketchup)
Essa imagem acima mostra uma das idéias iniciais do meu projeto, seriam 2 torres, ambas no térreo com lojas e sobrelojas, com escritórios a partir do 3° pavimento e as unidades habitacionais nos demais andares. Porém, o projeto ainda não estava solucionado e o programa não estava bem resolvido, só era um "rascunho" de como gostaria que ficasse (principalmente pelo pátio entre as torres que queria fazer). Observa-se na imagem acima que o edifício é inserido no meio de uma quadra e que há 2 acessos (a praça que consta na foto com bolsões de cul-de-sac e do outro lado se encontra uma avenida).

3ª Etapa: entrada principal (o acesso vem da rua e de uma praça com alças do tipo cul-de-sac redondo) do edifício multiuso com uma fonte como "pórtico de entrada"

Perspectiva superior do edifício multifuncional

Perspectiva de uam entrada secundária (voltada para uma Avenida)

Outra perspectiva do edifício
As imagens acima mostram uma mudança, agora teremos somente 1 torre e a composição se dá com essa base (onde ficam as lojas, escritórios) e a área de lazer que vai para as unidades habitacionais e forma uma torre. Ainda nessa etapa não havia solucionado ainda de forma mais eficiente o estacionamento subsolo, mas o projeto já estava dando sua forma com base nesse estacionamento por causa da disposição dos pilares.

Etapa final do projeto e estudo da fachada
                                      
Perpectiva mostrando os escritórios (aonde há vegentação em alguns) e a praça de lazer na lateral

Perpectiva de uma das lanchonetes que estão próximas à praça de lazer da lateral

Perpectiva da entrada principal com a fonte agora localizada na lateral.

Nessa etápa final, o edifício teve algumas mudanças e chegou a essa forma. Claro que esperava bem mais e que poderia ter feito muito mais para que ficasse com uma fachada mais interessante, mas a falta de tempo para focar somente nessa matéria (já que ainda há outras disciplinas para trabalharmos), fez com que pudesse somente chegar até aqui. Espero nas próximas poder melhorar mais, pois falta de empenho e esforço eu sei que não faltou. Agora vou poder entrar de férias com tranquilidade e esperar o 8° Período ^.^